BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE E BOA SORTE. QUE DEUS NA SUA INFINITA BONDADE NOS ILUMINE HOJE E SEMPRE.
CLEMENTINO, poeta e músico de São Sebastião-SP
Paraíso dos poemas e canções de um poeta e músico caiçara
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos



YPÊ ou IPÊ



 
 

 

Ipê ou Ypê. Uma árvore de lindas flores rosas, roxas ou amarelas. Seu tronco é cobiçado por todos, face à sua utilidade. Serve inclusive para fazer esteios de sustentação de casas.

Faz parte integrante da nossa flora, vez que nasce e cresce nas nossas florestas, mas também, se corretamente plantada nasce, cresce e vinga nos centros urbanos. Um belo espécime que só faz bem ao homem.

Mesmo assim os homens cortam e matam indiscriminadamente uma grande parte dessas árvores, transformando-as em fonte de rendas e até em carvão.

Eita!  Povinho sem coração.






 

 





 

Nota do autor:


1) - O “Eita!” eu escrevi de propósito, já que é assim que um matuto fala quando está indignado. “Eta” só os letrados da cidade falam, Rs Rs Rs Rs

2) -  O "Y" sempre teve o mesmo som e o significado do "I". Inclusive se pesquisarmos em dicionários da língua portuguesa mais  antigos vamos encontrar a palavra Ipê escrito com "Y".
3) - As fotos ilustrativas são da minha autoria, tiradas  a partir da televisão e depois feito modificações conforme fotoshop.

 

 

 

 

 

 

 

CLEMENTINO POETA E MÚSICO
Enviado por CLEMENTINO POETA E MÚSICO em 10/06/2012
Alterado em 22/06/2023
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários